domingo, janeiro 21, 2007

A Di Santinni ensina, mas não aprendeu nada...

Lá pelos cinco anos de idade, toda criança deveria seguir por um caminho indispensável para traçar o seu caráter sócio-cultural: A Escola.

Chamemos como quiser: "Prezinho" ou "JardimEscolar", "C.A." ou "Alfabetização Básica"...o que realmente importa é que, ao fim de tudo, escrever é o MÍNIMO que o projetinho de gente deve saber fazer.

Mas se não der tempo, tudo ok...ele (ou ela!!!) deveria tê-lo aprendido nos onze anos posteriores. E se desejar entrar para uma faculdade, toma lá mais outros cinco anos de bônus, já que foi tornado público nas últimas notícias da degradação e penúria do sistema educacional brasileiro que, para entrar na faculdade, basta saber marcar "X" na prova de múltipla escolha, e "Estafácio"...

Mas hoje (21/01/2007), tive a derradeira prova de que saber escrever não nos leva a nenhum lugar que não seja o da indignação e do desgosto.

Visitando uma loja da Di Santinni no Shopping Nova América, zona norte do Rio de Janeiro, pude constatar um erro imperdoável de grafia na nova campanha promocional da empresa. Trata-se da nova campanha de "VOLTA ÀS AULAS", e tive a certeza de que o boçal encarregado da arte-final só craseou o "a" por pura sorte.

O sloggan é: "Estudando Você Constroe Seu Futuro".
Quem conhece um pouco de técnicas de propaganda, sabe que, nos dias de hoje, a imagem da empresa, seus sloggans, cores, marca etc. , estão todos profundamente fundidos, e retratam o perfil e cuidados dos responsáveis pela firma. Se dependesse de mim, "TÁ TODO MUNDO DEMITIDO!''

"Constroe" uma banana! Constrói, isso sim! Mas no caso deles, destrói!!!

Será que, com este sloggan, eles estão querendo passar às nossas crianças alguma mensagem subliminar do tipo: "Ó, istuda mané, ou tú vai ficá qui neim eu: burro qui neim uma janela", ou ainda: "Estuda sim, mas não leve tão à sério..."

Ou o pior de tudo: Querem apenas dificultar a complicada tarefa dos professores, pobres almas fadadas a queimar no fogo do inferno com seus escarniáveis contra-cheques, de tirar da cabeça da moçada que acentuar o "i'' com coraçãozinho e escrever ''naum" em lugar de "não" fica feio até na internet?

Quanta hipocrisia...
E no fim, viva o MSN! Viva o Orkut! Viva o Seu Creison! Viva a Di Santinni!

Mais tarde coloco uma foto do anúncio aqui...
Ó dor que me causará ter que fotografar aquilo, como se ler apenas não fosse o bastante.

Um abraço,
Renato Caldas.
e-mails, xingamentos e ameaças de morte para: renatocaldas01@gmail.com

8 comentários:

  1. Anônimo9:09 PM

    Eu acho que você não tem o que fazer e não vejo mensagem sibliminar nenhuma.
    Apenas você não tem nenhuma coisa a frutífera à fazer.
    Cuida mais de si prório e veja os seus defeitos e tente arrumá - los.
    E conheço bem a Di Santinni somos totalmente temente a DEUS e ao Senhor Jesus Cristo a quem nos concede a está Empresa para trabalharmos e termos o pão de cada dia.
    O Senhor diz para amarmos uns aos outros como nós nos amamos.
    O bem que queremos para nós desejamos também para o próximo.
    Sinal que tu não se ama e nem teme a DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Assim como falei na minha postagem, e você apenas me escreve para provar isso, vocês da DI SANTINNI PRECISAM MUITO DE UM POUCO DE AULAS DE PORTUGUÊS E INTERPRETAÇÃO.

    Não disse em MOMENTO ALGUM que vocês crêem em Deus ou não, não fiz qualquer comentário a respeito da sua FÉ, seja ela cristã, evangélica, budista, tricolor, rubro-negra ou qualquer coisa parecida.

    Apenas falei que há a necessidade de MUITO CUIDADO COM o que escrevem e publicam, pois em tudo que fazem, seja publicitário ou não, VOVÊS ACABAM TRANSMITINDO UMA MENSAGEM À UM PÚBLICO ALVO. Mas isso você não sabe, pois deve ser pastor e não publicitário.

    Quanto ao amor próprio ou à Deus, tenho os dois sim. E antes de dar "conselhos" e gastar seu "português bem aprendido", presta mais atenção. Antes de dizer o que acha que os outros devem fazer, olhe para o próprio rabo e veja se você segue o que prega.

    SEM MAIS A DECLARAR, pois vê-se logo que não você é tão copnfiante no que diz que é INCAPAZ DE ASSINAR SUAS MENSAGENS NO BLOGGER.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8:55 AM

    Caro "observador e crítico", Renato,peço-lhe que não sejas tão duro em cobrar de um cidadão a absoluta correção na grafia tendo em vista o fato de termos herdado um dos mais complexos idiomas do planeta (se na prática não o é!!! ),abundante em regras que modificam o sentido do vocábulo até com a simples entonação de voz e que por vezes são pronunciadas de uma forma e escrita de outra, por exemplo: muito, porém, quanto aos responsaveis pela produção e correção do texto, digo que não têem liberdade para errar, são profissionais e é o mínimo que deveriam fazer: escrever corretamente!!

    ResponderExcluir
  4. Ao senhor visitante, agradeço a opinião, embora seja uma postagem antiga. É bom ter sua perticipação e espero poder contar com sua visita para me estimular a escrever. É bom ter um local para nos desabafarmos, mas é melhor quando alguém opina.
    Concordo que nossa língua é vasta e difícil, mas não seria belo se houvesse esforço de nossa parte para que o idioma se mantivesse vivo, e não fosse morrendo sob o peso das novas modas, manias e defeitos de comunicação? Se puder responder, será muito bem-vindo. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Fora as alfinetadas, desejo saber se:
    O anuncio já foi consertado? Se não, o melhor a fazer é avisar aos responsáveis pelo desastre que tambem não é uma coisa de se espantar, com certeza o texto não deve ter sido revisto por quem fez, tenho a certeza de ter sido um deslize, mesmo arranhando nos ouvidos e olhos da população que mesmo colada nos MSNs e Orkuts da vida ainda sabe reconhecer de largo um erro de escrita, mas devemos antes de atirar pedras, e tornar publico mais ainda), alertar ao setor responsavel.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6:07 PM

    Não é por nada não, mas o Sr. Renato por mais que esteja certo em seus comentários, comete tantos erros de grafia quanto os que ele mesmo critica. Fora isso, trata o assunto com uma total arrogância bem própria de uma pessoa que não conquistou nada na vida, e se limita basicamente a criticar a vida dos outros.

    Citarei ALGUNS erros de nosso caro Sr. Renato:

    - SEM MAIS A DECLARAR, pois vê-se logo que não você é tão copnfiante* no que diz que é INCAPAZ DE ASSINAR SUAS MENSAGENS NO BLOGGER.

    (Sem mais a declarar - Isso ou qq coisa do tipo não deve ser usado em final de carta, recado, e-mail, comentário em blogger, enfim) - precisa de aulas de Comunicação Social.

    não* você é tão... (você tentou dizer "você não é tão...")

    copnfiante* tentou dizer confiante? tc mais devagar q vc consegue Sr. Renato...

    Enfim, inúmeros erros que infelizmente não cabem em apenas um comentário, e eu tbm não quero perder mais de meu tempo comentando um texto de alguém de tal arrogância... bjunda!

    Ah! E sou anônimo mesmo, até pq eu não te conheço, mas eu sou conhecido e não quero problemas com terceiros...

    ResponderExcluir
  7. Ao sensacional e famoso "sei lá quem" que massageou meu ego até ele ficar rubro e acalombado, agradeço a postagem, agradeço a falta do que fazer que o senhor tem e me prestou um pouco por alguns segundos. Trata-se de uma postagem antiga, mais de um ano, provavelmente quase dois, que somente uma pessoa "muito ocupada" se interessaria em criticar. E quanto à "bjunda" a qual o senhor se referiu, poderia utilizar a da senghora suha ma~e e enfiar suha lingua ateh ficar dourmenti.

    E agora, escrevi direitinho?

    ResponderExcluir
  8. TAYLOR9:02 PM

    RENATO TEM VISTO ERROS EM LOJAS DI SANTINNI, APARTI DESTE FATO?

    ResponderExcluir