quarta-feira, fevereiro 21, 2007

O poder da manipulação de opinião.

Agora, numa tentativa de atualizar os arquivos do blog antes que "a maldosa" coloque na boca do povo, vou tecer um breve comentário a respeito da constante reincidência em crime de indução de opinião das empresas Globo.

Conforme havia dado a entender no tópico anterior, a Rede Globo tem uma capacidade incrível de manipular a opinião de nós, meros seres humanos sedentos de informação. Mas informação de verdade. O que vou relatar é apenas um exemplo atual daquilo que não gostaria de ver comprovado:

Como todos sabem, estive conferindo pessoalmente os Desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. A última Escola a desfilar no carnaval 2007 foi a Beija-Flor de Nilópolis. Estava mito bonita no que se pode falar com relação às fantasias e adereços, além de quebrar o estigma de escola que sempre desenvolve seus temas com cores escuras, dando aquela impressão de algo "down" (me faltou expressão melhor que essa).

Eu e muitas outras, pudemos testemunhar uma séri de erros NA CARA dos jurados do setor 11, em frente ao setor 4. Este é o fim da avenida, e depois, não há mais jurados. Mas eles não hão de ser cegos (tomara, pelo bem das demais escolas), e podem ver perfeitamente o que se passa dalí em diante. E o que se passou foi uma Beija-Flor desinteressada em agradar ao público na arquibancada do setor 4 (e conseguiram, porque estávamos lá e ficamos bem desagradados), aos setores populares e as cadeiras de pista em frente aos mesmos.

O que se sucedeu foi uma série de fatos que tiram a credibilidade de LIESA (Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) e sua imparcialidade na escolha das campeãs por jurados escolhidos POR ELA MESMA,pois dadas as condutas de comportamento dentro dos camarotes dos julgadores, que dançavam e mostravam um certo sentimento pacional em relação à beija-flor entrando na avenida. Além desta cena teatral, estes fatos retratarem para uma pequena margem de público (justamente o público nestes setores que mencionei) que o resultado do carnaval carioca pode, de alguma forma obscura e totalmente fantasmagórica, ser de interesse da Rede Globo, que teima em veicular à todos os meios de mídias impressas, faladas e teledifundidas que "...O CARNAVAL DA BEIJA-FLOR FOI IMPECÁVEL!...", premiando a Beija-Flor com o Prêmio Estandarte de Ouro do Jornal O Globo, como a melhor escola do Carnaval 2007.

Ora, pinóias! A torre de imagem e som fica exatamente neste local, onde tudo se mostrou, e nenhum fotógrafo barraqueiro foi capaz de clickar aquilo que eu de muito mais longe fui capaz de fotografar? Eles certamente têm lentes muito maiores e poderosas que as da minha câmera automática. É prova de que tamanho não é documento. E nem atestado de competência.

Piadinhas infames à parte, vale lembrar: o resultado da Escola campeã do carnaval será divulgada na tarde de hoje, quarta-feira de cinzas, dia 21 de fevereiro de 2007.

E se minhas suspeitas não se confirmarem, e a Beija-Flor perder, tomara que o Neguinho não enfarte, para que possa assumir ao menos uma vez que a Escola do coração dele não foi injustiçada, mas precisa sim, treinar ou escolher melhor seus diretores de ala e organizadores de evolução.

E-mails, xingamentos e ameaças de morte para: renatocaldas01@gmail.com
Um abraço à todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário