domingo, janeiro 21, 2007

A Di Santinni ensina, mas não aprendeu nada...

Lá pelos cinco anos de idade, toda criança deveria seguir por um caminho indispensável para traçar o seu caráter sócio-cultural: A Escola.

Chamemos como quiser: "Prezinho" ou "JardimEscolar", "C.A." ou "Alfabetização Básica"...o que realmente importa é que, ao fim de tudo, escrever é o MÍNIMO que o projetinho de gente deve saber fazer.

Mas se não der tempo, tudo ok...ele (ou ela!!!) deveria tê-lo aprendido nos onze anos posteriores. E se desejar entrar para uma faculdade, toma lá mais outros cinco anos de bônus, já que foi tornado público nas últimas notícias da degradação e penúria do sistema educacional brasileiro que, para entrar na faculdade, basta saber marcar "X" na prova de múltipla escolha, e "Estafácio"...

Mas hoje (21/01/2007), tive a derradeira prova de que saber escrever não nos leva a nenhum lugar que não seja o da indignação e do desgosto.

Visitando uma loja da Di Santinni no Shopping Nova América, zona norte do Rio de Janeiro, pude constatar um erro imperdoável de grafia na nova campanha promocional da empresa. Trata-se da nova campanha de "VOLTA ÀS AULAS", e tive a certeza de que o boçal encarregado da arte-final só craseou o "a" por pura sorte.

O sloggan é: "Estudando Você Constroe Seu Futuro".
Quem conhece um pouco de técnicas de propaganda, sabe que, nos dias de hoje, a imagem da empresa, seus sloggans, cores, marca etc. , estão todos profundamente fundidos, e retratam o perfil e cuidados dos responsáveis pela firma. Se dependesse de mim, "TÁ TODO MUNDO DEMITIDO!''

"Constroe" uma banana! Constrói, isso sim! Mas no caso deles, destrói!!!

Será que, com este sloggan, eles estão querendo passar às nossas crianças alguma mensagem subliminar do tipo: "Ó, istuda mané, ou tú vai ficá qui neim eu: burro qui neim uma janela", ou ainda: "Estuda sim, mas não leve tão à sério..."

Ou o pior de tudo: Querem apenas dificultar a complicada tarefa dos professores, pobres almas fadadas a queimar no fogo do inferno com seus escarniáveis contra-cheques, de tirar da cabeça da moçada que acentuar o "i'' com coraçãozinho e escrever ''naum" em lugar de "não" fica feio até na internet?

Quanta hipocrisia...
E no fim, viva o MSN! Viva o Orkut! Viva o Seu Creison! Viva a Di Santinni!

Mais tarde coloco uma foto do anúncio aqui...
Ó dor que me causará ter que fotografar aquilo, como se ler apenas não fosse o bastante.

Um abraço,
Renato Caldas.
e-mails, xingamentos e ameaças de morte para: renatocaldas01@gmail.com