sexta-feira, janeiro 26, 2007

Como comprar com segurança pela internet?

Certamente você trabalha, ou estuda muito, ou por qualquer outra razão, mesmo que seja para não tirar o traseiro da cadeira, deve ter optado alguma vez na vida em comprar pela internet.

Parece uma maravilha.
E é mesmo, desde que você saiba como proceder.
Muita gente ainda tem medo de comprar em alguma loja virtual, já que neste mundo de bits e bytes, para que você receba seu produto no conforto da sua casa, o pagamento deve ser confirmado antecipadamente e, somente depois, o comprador tem a confirmação de envio.

Não há razão alguma para temer este novo tipo de comércio que com toda certeza não substituirá, pelo menos nos próximos anos, aqui no Brasil, a boa e velha "batida de pernas" em busca do menor preço. Obviamente, tomados os devidos cuidados .

Segue ao fim deste texto uma lista de regras para uma compra segura.

"Bater os dedos", entretanto, tem lá suas vantagens.Há certos produtos que, quando comprados por uma loja virtual, saem muito mais baratos em comparação ao mesmo comprado em um estabelecimento comercial físico. Livros e CDs são artigos que estão dentro das categorias de precinhos mais camaradas.


E além de tudo, a jogada de mestre:
Comprar com cupons de desconto que as empresas disponibilizam para uso nos seus sites de venda. À partir de um certo valor, ou fazendo uso de uma determinada forma de pagamento, existem descontos percentuais ou descontos de um valor pré-fixado, segundo um valor mínimo para o custo da sua compra.

SAIBA COMO COMPRAR COM SEGURANÇA VIA INTERNET:
1)-Dê preferência às lojas mais tradicionais.
Isso não significa que lojas menos famosas não sejam idôneas. A questão é que existem lojas virtuais que possuem lojas físicas. Estas, além de serem mais conhecidas dos consumidores, possuem uma reputação a zelar, e têm a loja virtual como uma extensão da empresa física, e isto confere mais segurança e garantias de cumprimento dos acordos.
Por exemplo, Lojas Americanas, Magazine Luiza, PontoFrio, Casa&Video, as livrarias Saraiva, Siciliano e Livraria Cultura, etc.
2)-Existem empresas virtuais com uma reputação tão forte quanto empresas físicas.
Como, por exemplo, o SUBMARINO, que vende de tudo e possui um serviço de entregas infalível. Seus produtos mais em conta são os livros (às vezes metade do preço de loja) e os CDs.

3)-No momento de fornecer seus dados para compra, preste muita atenção:
Procure o cadeado fechado na barra inferior do seu navegador. Ele garante codificação segura, desde que mantido atualizado frequentemente.
Além disso, saiba que NENHUM SITE idôneo pede nenhuma senha ou letra de verificação de acesso à sua conta bancária ou cartões de crédito. Eles pedem APENAS em caso de compra com cartão, o nome conforme escrito no cartão, os números na frente do cartão, a data de validade e os dígitos verificadores, que são a última seqüência numérica no verso do cartão. Estes dados são perigosos, desde que capturados por sites maliciosos. Os sites honestos NÃO ARMAZENAM ESTES DADOS. Eles são fornecidos pelo comprador ao fim da negociação, mas seguem por criptografia diretamente para o SEU BANCO, de modo que ninguém da empresa tem acesso a eles. Portanto, se algum dia você receber um e-mail pedindo para que você envie esses números, DESCARTE, pois é um golpe antigo para enganar usuários menos esperientes e assim roubar seus dados.

4)- Após a compra, confira seu e-mail.
É para lá que seguem todas as confirmações de sua compra, prazos para entrega e demais ajudas no pertinente à compra.

5)-Mais uma vez, nunca é demais avisar: CUIDADO COM E-MAILS FALSOS.
Uma outra forma famigerada de roubo de informação privada pela internet, são os e-mails com nomes de remetente MUITO PARECIDOS com nomes de sites famosos. Eles diferem por poucos caracteres, mais ou menos assim:

exemplo de um e-mail verdadeiro:
atendimento@submarino.com.br
-este foi enviado pelo servidor chamado submarino.com.br

exemplo de um e-mail "tentando se passar" pelo e-mail acima:
atendimento@submarino-com.com
-este foi enviado por um servidor com nome domínio muito parecido chamado submarino-com.com

Tomando os devidos cuidados, comprar pela internet pode ser uma experiência muito agradável no que diz respeito ao comodismo de receber em casa, e segura em comparação aos riscos que todos estamos sujeitos ao sair às compras com dinheiro no bolso. Lembre-se sempre de solicitar nota fiscal, e a identificação do serviço de entrega antes de abrir a sua porta.


Boa sorte e boas compras.

Um abraço,Renato Caldas.
E-mails, xingamentos e ameaças de morte para: renatocaldas01@gmail.com