sábado, fevereiro 17, 2007

É Carnaval, o maior espetáculo da Terra! E não é que SP fez bonito?

Olá à todos. Com vocês já devem ter percebido, frequentemente eu fico por longos dias sem postar absolutamente nada aqui no meu blog, mas neste carnaval vai ser diferente.

VOU ESTAR NA MARQUÊS DE SAPUCAÍ, no RIO DE JANEIRO, "Carnavólatra" que sou, nos dois dias de desfile das escolas do Grupo Especial, e vou fotografar tudo. Espero que as fotos fiquem boas, tanto quantas as que tirei da última vez no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Pode nem passar pela cabeça dos que visitam este blog, mas sou Imperatriz Leopoldinense com muito orgulho, e de uns anos pra cá, não me imagino fazendo nada diferente no Carnaval, que não seja ficar na Cidade Maravilhosa enquanto todos batem em retiada, rumo aos mais diversos destinos turísticos, dentre eles Região dos Lagos, aqui mesmo no Rio de Janeiro (estado, não cidade), ou mesmo destinos fora do estado, como Bahia e Nordeste Brasileiro.


Estive assistindo ontem ao desfile das escolas de samba de São Paulo, e tenho certeza, o mito está caíndo: O carnaval paulista está ficando muito bom. Mas todo mundo não deixa de perguntar o porquê.

Existem muitas explicações, que não pretendo aceitar nenhuma individualmente, pois são fatos que se fortalecem mutuamente. Vejamos algumas coisas:
São Paulo tem dinheiro e vontade de investir no seu carnaval. Diferente do Rio de Janeiro, as escolas de São Paulo estão sempre associadas à algum grupo, time ou nacionalidade, seja uma família de italianos, ou aquele pessal que torce para a mancha-verde ou para o "coringão". Aqui no Rio, as escolas nasceram REALMENTE como berços do samba. É claro, uma ou outra se desdobrou de alguma escola ou bloco de carnaval, como é o caso da Portela (salve o manto azul-e-branco), que já foi um bloco do bairro de madureira, cresceu, virou uma grande escola, campeoníssima e arrebatadora,com uma tradição imensurável que, em meio ao calor das disputas e algumas brigas internas, deu origem à Tradição, outra escola que representa a alma carnavalesca do carioca. Por essas e outras, podemos dizer que aqui no Rio, fundamentalmenteou as escolas saíram de bocos de carnaval da Avenida Rio Branco ou já nasceram berços de samba. Sem falar na quantidade de escolas associadas à comunidades como a Mangueira, o Salgueiro, etc..etc..

Bem, enfim: São Paulo está fazendo bonito. Tem vontade de crescer no seu carnaval, investindo pesado (claro, não é nenhum orçamento à la Unidos de Vila Isabel, que contou em 2006 com as burras do senhor Hugo Chàvez), com belas alegorias sem o limite de altura como é na Marquês de Sapucaí, por causa da torre de TV no final da avenida. Então, eles estão literalmente "crescendo para cima". Eles têm a facilidade do parque industrial que envolve a cidade, portanto, tudo aquilo que a gente usa e tem de trazer de São Paulo para confeccionar nosso carnaval, eles compram no quintal de casa.

Império da Casa-Verde fez um belo desfile, assim como Imperador do Ipiranga. Acho que são candidatas à uma vitória, com alegorias que fariam sucesso em qualquer carnaval do mundo. Só o que me deixa um tanto entristecido são os nomes ridículos de algumas escolas...mas faz parte. Aqui no Rio tem algumas com nomes bem estranhos também, mas graças à Deus, elas não vêm parar no Grupo Especial nunca...(brincadeira, pessoal...é carnaval!!!!)

Portanto, parabéns aos meus irmãos paulistas (e paulistanos). Vocês estão fazendo bonito mesmo!

Bem, escrevi desta maneira informal, como tal não estou acostumado, para registrar que VOU PUBLICAR AQUI NO BLOG AS FOTOS QUE TIRAR DA AVENIDA NESTE CARNAVAL. NÃO DEIXEM DE PASSAR QUI, OK?

Vou publicar algumas em thumbnails e todas as outras em arquivos no Rapidshare, para que sejam baixadas.

São para uso livre, desde que respeitem a propriedade intelectual e que NÃO DEGRADEM A IMAGEM dos fotografados, com estas novas traquitanas manipuladoras de imagem (cof..cof...Photoshop!!!!) Desculpem, ando tossindo muito...rs rs

Um abraço para todos, usem camisinha, cuidado para que seus filhos não fiquem presos no cinto de segurança do carro em caso do assalto, porque os "bandidos não têm culpa, tadinhos"...divirtam-se e não deixem o Carnaval causar amnésia social entre um copo de cerveja e outro.
Não esqueçam que isso aqui é Brasil.