sexta-feira, setembro 19, 2008

LHC - Conheça a Maior máquina já construída pela humanidade !!!

Quem me conhece, sabe que sou um entusiasta da tecnologia. Estudo e trabalho na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde curso Engenharia Mecânica.

Lá, bem próximo do meu departamento, há o Instituto de Física, onde todos os calouros de engenharia dividem espaço com os graduandos em Física. É onde cursamos um grupo de matérias experimentais ministradas pelo departamento de Física, e provavelmente é o único motivo que nos faz frequentar este prédio por 2 anos.

Eu me lembro, de quando ia lá e ficava observando um quadro amarelado, todo escrito em inglês, com ilustrações de 1990 sobre uma máquina que estaria sendo construída, mas da qual eu nunca havia ouvido falarem nada. A não ser o nome do laboratório e o nome da máquina. Era um acelerador de partículas beeeem grande, a ser construído pelo CERN - European Organization for Nuclear Research - e que ocuparia (hoje já é uma verdade) uma área onde caberiam alguns vários Maracanãs. Veja a foto abaixo: é uma exemplificação do perímetro ocupado. Clique nela para visualizar uma foto maior.

E hoje ele é uma realidade. Isso é pra vocês que "sacaneiam" seus colegas nerds. Aprendam que estudar vale a pena, e é muito importante para construir coisas grandiosas.

"Conhecimento é poder" - Já dizia um grande mestre meu...

Vejam o vídeo da BBCBrasil que fala sobre esta gigantesca máquina.



CURIOSIDADE: Um dos cientistas envolvidos no projeto deu a seguinte declaração antes da data marcada para o primeiro teste em serviço do LHC: "- Nesta máquina, está toda a Física que a humanidade conhece. Não tem como não dar certo. Vai dar."

E aí? Ficou arrepiado, também?

Nenhum comentário:

Postar um comentário